1-Após estudar a terceira lei de Newton, um estudante concluiu que um cavalo, ao tentar puxar uma carroça, não deveria sair do lugar, já que o cavalo faz uma força sobre a carroça e vice-versa. A respeito dessa observação, marque a alternativa correta.
a) O estudante está correto, sendo esse um tipo de problema que Newton não conseguiu resolver.
b) O estudante está errado, pois a força de atrito entre as patas do cavalo e o solo é a responsável pelo movimento.
c) O estudante está correto e não há uma lei da física que possa explicar esse fato.
d) O estudante está errado, pois as forças aplicadas são de mesma intensidade, mas atuam em corpos diferentes, sendo assim, não haverá equilíbrio e a carroça se movimentará.
LETRA “D”
Só pode existir equilíbrio se as forças atuarem sobre o mesmo objeto. Na terceira lei de Newton, temos que as forças que compõem os pares de ação e reação atuam em corpos diferentes.
2 - (UFTM) Analisando as Leis de Newton, pode-se concluir corretamente que:
a) O movimento retilíneo e uniforme é consequência da aplicação de uma força constante sobre o corpo que se move.
b) A lei da inércia prevê a existência de referenciais inerciais absolutos, em repouso, como é o caso do centro de nossa galáxia.
c) Para toda ação existe uma reação correspondente, sendo exemplo dessa circunstância a força normal, que é reação à força peso sobre objetos apoiados em superfícies planas.
d) Se um corpo é dotado de aceleração, esta certamente é consequência da ação de uma força, ou de um conjunto de forças de resultante diferente de zero, agindo sobre o corpo.
e) A força centrífuga é uma força que surge em decorrência da lei da inércia sobre corpos que obedecem a um movimento circular e que têm como reação a força centrípeta.
Resposta:
LETRA “D”
a) Errada: Se o movimento é uniforme, não há aceleração e, consequentemente, não há aplicação de força.
b) Errada: Não há um referencial inercial absoluto.
c) Errada: A força Normal e a força Peso atuam sobre o mesmo corpo, por isso, não constituem um par de ação e reação.
d) Correta: Se existe aceleração, é porque existe atuação de uma força resultante sobre o corpo.
e) Errada: Não existe força centrífuga. A tendência dos corpos de saírem de forma tangente às suas trajetórias circulares é consequência da inércia.
a) Os pares de ação e reação podem ser formados exclusivamente por forças de contato.
b) As forças de ação e reação sempre se anulam.
c) A força normal é uma reação da força peso aplicada por um corpo sobre uma superfície.
d) As forças de ação e reação sempre atuam no mesmo corpo.
e) Como estão aplicadas em corpos diferentes, as forças de ação e reação não se equilibram.
Resposta:
LETRA “E”
a) Errada: Os pares de ação e reação podem ser formados por forças de contato (em que há interação direta entre dois corpos) quanto por forças de campo (em que há interação à distância entre dois corpos.)
b) Errada: As forças de ação e reação não se anulam, pois atuam em corpos diferentes.
c) Errada: A força Normal e a força Peso atuam sobre o mesmo corpo, por isso, não constituem um par de ação e reação.
d) Errada: As forças de ação e reação sempre atuam em corpos diferentes.
e) Correta: Haverá equilíbrio quando as forças que atuam no mesmo corpo possuírem mesma intensidade e sentidos opostos. Esse não é o caso da Terceira lei de Newton, pois, nessa lei, as forças atuam em corpos diferentes.
4 - Um pescador possui um barco a vela que é utilizado para passeios turísticos. Em dias sem vento, esse pescador não conseguia realizar seus passeios. Tentando superar tal dificuldade, instalou, na popa do barco, um enorme ventilador voltado para a vela, com o objetivo de produzir vento artificialmente. Na primeira oportunidade em que utilizou seu invento, o pescador percebeu que o barco não se movia como era por ele esperado. O invento não funcionou!
A razão para o não funcionamento desse invento é que
a) a força de ação atua na vela e a de reação, no ventilador
b) a força de ação atua no ventilador e a de reação, na água.
c) ele viola o princípio da conservação da massa.
d) as forças que estão aplicadas no barco formam um sistema cuja resultante é nula.
Resposta:
LETRA - "D"
Observe que o ventilador e a vela estão fixos no mesmo barco (mesmo corpo) e o princípio da ação e reação só é válido quando as forças são trocadas entre corpos diferentes.
5 - Por que, de acordo com a Terceira lei de Newton, não seria possível utilizar uma aeronave dotada de hélices no espaço?
a) Porque as leis de Newton são válidas somente na Terra.
b) Por conta da gravidade zero do espaço.
c) No espaço, não existe ar para ser empurrado pela hélice, logo, a aeronave não pode ser impulsionada para frente. Pela Terceira lei de Newton, a hélice empurra o ar e, consequentemente, a aeronave é empurrada para frente.
d) No espaço, somente é válida a lei da Inércia.
e) No espaço, somente é válida a segunda lei de Newton.
Resposta:
LETRA “C”
O princípio da física que explica o funcionamento das aeronaves dotadas de hélices é a Terceira lei de Newton. O ar é empurrado pelas hélices e, por consequência, a aeronave é empurrada para frente.
6 - (UFPEL-RS) Analise a afirmativa a seguir:
Em uma colisão entre um carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada, mas em sentidos contrários,observou-se que após a colisão a moto foi jogada a uma distância maior do que a do carro.
Baseado em seus conhecimentos sobre mecânica e na análise da situação descrita acima, bem como no fato de que os corpos não se deformam durante a colisão, é correto afirmar que, durante a mesma,
a) a força de ação é menor do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
b) a força de ação é maior do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
c) as forças de ação e reação apresentam iguais intensidades, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
d) a força de ação é menor do que a força de reação, porém a aceleração da moto, após a colisão, depende das velocidades do carro e da moto imediatamente anteriores a colisão.
e) exercerá maior força sobre o outro aquele que tiver maior massa e, portanto, irá adquirir menor aceleração após a colisão.